INSPEÇÕES DE FABRICAÇÃO O&G
O INMETRO, através da NIT-Diois-19 Critérios Específicos para Acreditação (versão vigente), regulamentou a inspeção de Fabricação Setor Óleo & Gás – Tipo Q – PETROBRAS.
Pioneira e inovadora, a PETROBRAS, líder na aquisição de Equipamentos na área de Óleo e Gás, desde 2019, transferiu o ônus da Inspeção de Fabricação a seus fabricantes e fornecedores.
Incorporando a essa mudança estratégica a criação de requisitos de qualidade próprios, associados à exigência da realização das atividades de inspeção, por Organismos de Inspeção Acreditados – OIA, alterou todo o cenário da atividade de Inspeção de Fabricação.
A ICV Brasil desde março de 2022, quando esta acreditação se tornou obrigatória, foi acreditada pelo Inmetro segundo a norma ISO/ IEC 17020, conforme procedimento RGIA-01-03 – Regra Geral de Inspeção Acreditada. Em seus quadros conta com profissionais qualificados SNQC, o que assegura o atendimento Técnico de produtos e materiais adquiridos pelos compradores do setor.
Nossa acreditação abrange os escopos de:
OIA – O&G – Acessórios de Tubulação – AT
OIA – O&G – Equipamentos elétricos (Eletricidade) /Instrumentação e automação – EL/IN
OIA – O&G – Elevação de Carga/ Ancoragem
OIA – O&G – Caldeiraria e Tubulação
A implementação de metodologias e sistemáticas de inspeção de fabricação, e aplicando Planos de Inspeção e Testes baseados em normas definidas pelos compradores, fornecedores e fabricantes propiciam:
– Aumento de confiança nas informações relacionadas à inspeção de fabricação;
– Fornecimento ao Governo de um documento (empresa de terceira parte) baseado em padrão internacional reconhecido;
– Aumento da confiança do público, pois um OIA é acreditado pelo DIOIS/ CgCRE/ INMETRO;
– Redução de gastos indevidos com produtos inadequados ou atrasos de cronogramas.