Certificação

OSS – ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL (Em Processo de Acreditação)

O processo de Certificação de Sistemas ICV BRASIL segue o fluxograma e o procedimento contido no RGCS-01-10 – Regra Geral de Certificação de Sistemas.

CERTIFICAÇÃO ISO 45001

As organizações se mostram cada dia mais preocupadas em demonstrar o seu compromisso com a Saúde e Segurança no Trabalho. A certificação do SGSSO – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional promove um ambiente de trabalho seguro e saudável através de uma estrutura que permite à organização identificar e controlar consistentemente seus riscos à segurança e saúde, reduzindo o potencial de acidentes, auxiliando na conformidade legislativa e melhorando o desempenho geral.

Este tipo de certificação foi iniciada com a norma OHSAS 18001-Occupational Health and Safety Assessment. Os requisitos da OHSAS 18001foram desenvolvidos para serem compatíveis com as normas NBR ISO 9001 e a NBR ISO 14001. Esta especificação tem por objetivo: identificar os riscos no ambiente de trabalho; desenvolver métodos para mitigar ou eliminar perigos e riscos e implantar medidas para aumentar a habilidade da organização de atingir seus objetivos no que se refere a saúde e segurança.

Em 2015 foi lançada a ISO 45001 a nova norma de saúde e segurança ocupacional (S&SO) que baseia-se na mesma Estrutura de Alto Nível que as normas de sistemas de gestão de qualidade e ambiental, a ISO 9001 e a ISO 14001, o que tornará a estrutura e as características padrão familiares a todas as organizações que usam essas normas. A norma ISO 45001 substitui a OHSAS 18001, que foi amplamente adotada junto a uma série de outras normas nacionais.